Poder de Polícia da Guarda Municipal ( Dr.Osmar Ventriz)

Curso de Formação



Treinamento de Guardas Municipais

O Treinamento de Guardas Municipais envolve além de uma competência técnica, o compromisso político de transformação da sociedade através da educação. Há uma necessidade  ao formar o profissional, conscientizar o cidadão sobre seu papel e sua atuação na sociedade. 
Diferente disso corre-se o risco de militarização das Guardas Municipais, assemelhando-as às Polícias Militares, que conservam ainda hoje traços característicos de exércitos estaduais, o que dificulta da aproximação da sociedade, por uma questão ideológica muito forte. É bom lembrar que o lema das Guardas Municipais é: "Amigo e Protetor do Cidadão".
O emprego dos integrantes das Guarda Municipais nas suas missões exige treinamento específico, que deve ser efetivado por profissionais competentes, integrantes de organizações que inspirem confiança e tenham credibilidade no mercado de segurança.
O treinamento consiste em uma Formação Básica que habilita o guarda municipal a exercer sua profissão na maioria de suas missões, e em outros cursos de Especialização tais como : trânsito, meio ambiente, informações turísticas, dentre outros, conforme a necessidade do município.
                             CURRÍCULO DA FORMAÇÃO BÁSICA
MATÉRIA
CARGA HORÁRIA
Legislação Específica
18
Relações Humanas
12
Noções de Direito Penal
12
Direitos Humanos
18
Legislação da Criança e do Adolescente
12
Técnicas Operacionais
20
Primeiros Socorros
18
Segurança Patrimonial e Atendimento ao Público
20
Técnicas de Abordagens
20
Defesa Pessoal
20
Legislação de Transito
20
Meio Ambiente
18
Comunicação de Radio
12
Patrulhamento Preventivo e Comunitário
12
Um mês de treinamento com seis horas/aula por dia

Nossa experiência com treinamento de Guardas Municipais decorre da Formação e Atualização dos GM's dos municípios de Itapetinga, Maracás, Poções, Caetanos, e  Itiruçú,. Nos últimos três anos treinamos mais de 500 profissionais.